top of page

1 - Conhecida há mais de 2.500 anos a lavanda angustifolia ''alfazema''  erva medicinal originária do mediterrânio, seu aroma doce e floral é instantaneamente reconhecível. Nos tempos antigos, o óleo essencial de Lavandula, era utilizada para perfumar e mumificar os mortos dos egípcios e persas e fenícios. 

 O nome  Lavandula, dado pelos Romanos é proveniente do latim “lavare”, que significa lavar. 

Com nuances de mel, seu aroma profundo traz calma e serenidade. Óleo essencial de lavanda é super versátil podendo ser usado em crianças.  Excelente para problemas do sono, tpm ''amenorréia'', dores musculares, queimaduras e picadas de insetos. 

 

Corpo e Mente:  Basta recorer a ela quando estiver com o corpo cansado, mente confusa e agitada. Se confiar nela, certamente ela irá ajudar harmonizando, acalmando e relaxando a mente, corpo e alma.

 

Principais propriedades terapêuticas: Calmante, relaxante, sedativo, anti-inflamatório e anti-infeccioso.

 

2 - A laranja é um fruto originário da Ásia e Índia, mais precisamente da região situada entre a Índia e o Sudeste asiático. O seu cultivo ter-se-á iniciado há cerca de 7000 anos, presumindo-se que os primeiros pomares de laranjeiras se desenvolveram no primeiro milénio, na China. 

Etimologia "Laranja" é oriundo do sânscrito Nara’ga, através do persa narrang e do árabe naranja.  Seu significado é o conjunto do sufixo onze, que era o número de divisões internas que as qualidades de fruta daquela época costumavam ter, com o prefixo nurga, que significa fragrância. A palavra foi adotada pelos persas (narang) e pelos árabes (naranj) e a partir daí influenciou as palavras orenge, em francês antigo, e arancio (que descrevia pé de laranja em italiano).

Inicialmente seu principal uso era a casca, utilizada como saborizador e como potente perfume. Antigos documentos chineses contam que se andava com cascas da fruta na palma da mão, o que fazia com que o calor aquecesse os óleos essenciais soltando maior aroma. 

 

O Óleo Essencial de Laranja Doce é ótimo para auxiliar em tratamentos capilares como  a seborreia e a caspa, ideal para procedimentos estéticos faciais e corporais. Auxilia na retenção de líquido, celulite, estrias, flacidez e manchas na pele.

 

Age como tranquilizante e calmante, combate o nervosismo, ansiedade e  insônia, além de trazer a sensação de aconchego e segurança. 

Acalma agitação infantil, conduz a um sono produndo e reparador. Podendo melhorar a qualidade do sono e do apetite.

 

Corpo e Mente: Tem efeito reanimador, quando há falta de energia e fádiga. Trabalha medos, angústia e tristeza. Alivia tensão nervosa e estresse do dia-a-dia. 

Tem ação sudorífera ajudando a eliminar as toxinas dos organismo, ótimo tônico para todos os tipos de peles.

 

 Propriedades príncipais:  Carminativo, calmante e  antisséptico.

 

3 - Cymbopogon martinii é uma espécie de capim perene originária da Ásia mais conhecida pelo nome popular de palmarosa.  Seu aroma doce, floral e balsâmico se destaca entre os capins, por ter o precioso ''aroma de rosas''. A Palmarosa conhecida na Ásia como Gerânio Indiano, por conter seu composto ativo principal o ''geraniol''. 

 

O óleo essencial de palmarosa é citado como um dos dez melhores óleos essenciais com atividade anti-infeccioso de largo espectro. Podendo ser usado para tratamentos de fungos, por ter ação atinfúngica, antimicrobiana, bactericida e antisséptica, além se ser um analgésico poderoso.

Possuí ação sobre o sistema linfático auxíliando na congestão mamária dolorida, edemas, linfedemas e celulites. É uma boa aliada em casos de sinusites, bronquite, gripes,  dermatites infecciosas, vaginites e cistites. 

Usado ainda em tratamentos de clareamento  de manchas da pele, causados pela acne, sol e idade, por ter propriedade antioxidante. Estimulante geral do tônus, o óleo essencial de palmarosa é indicada para pele seca, com rugas, flácidez e estrias. Sendo um regenerador e revitalizante  para a pele.

Afrodisíaco, o óleo essencial de palmarosa estimula a circulação, age facilitando a entrega em casos de tímidez, rígidez, tensão e auto-cobrança.

 

Corpo e Mente: Trabalha a autoestima, sensibilidade e amorosidade. Acalma as emoções e mágoas. 

 

 

1 - www.plantamed.com.br

2 - https://summitagro.estadao.com.br/historia-da-laranja/

3 - O Grande Manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux, Editora Lazlo, 2018 - Brasil.

Trio Óleos Essenciais Harmonia

SKU: TriooilHarmonia
R$154,00Preço
  • 1 - Composição: Lavandula angustifolia (lavander) oil (óleo essencial de lavanda - alfazema)

     

    Aroma: adocicado, floral, fresco e suave.

     

    Origem: Brasil.

     

    Obtenção: destilação por arraste a vapor.

     

    Validade: Julho de 2024

     

    Indústria Brasileira. AFE ANVISA 4.01371.1 | Proc. nº 25351.488072/2022-31

     

    2 - Composto: Cymbopogon martinii oil leaf oil ( óleo essencial de palmarosa)

     

    Aroma: Possui um cheiro semelhante as rosas, doce e balsâmico.

     

    Origem: Brasil.

     

    Obtenção: Destilação por arraste a vapor.

     

    Validade: Março de 2024

     

    Indústria Brasileira. AFE ANVISA 4.01371.1 | Proc. nº 25351.487961/2022-81

     

    3 - Composto: Citrus aurantium dulcis leaf oil ( óleo essencial de laranja doce).

     

    Aroma: Frutado, cítrico, doce e suave

     

    Origem: Brasil.

     

    Obtenção: Destilação por arraste a vapor.

     

    Validade: Junho de 2024

     

    Indústria Brasileira. AFE ANVISA 4.01371.1 | Proc. nº 25351.488235/2022-86

     

    Os óleos essenciais são substâncias puras e naturais extraídas das plantas aromáticas, são encontrados em flores, folhas, sementes, cascas, caules, ou em raízes.

     

    Os óleos essenciaiss da Botica Gaia Viva é 100% puro, natural, vegano, livre de testes em animais, conservantes, parabenos, sulfatos, corantes e essências sintéticas.

     

    Modo de uso: Em banhos, aromatizador pessoal ou ambiente. Em massagens, diluído em óleo vegetal, creme neutro, gel ou argila.

     

    Aromatizador de ambiente: 10 gotas.

     

    Banhos e escalda pés: 15 gotas após encher o recipente. Diluir por colher de sopa de óleo vegetal e acrescentar ao banho ou escalda pés.

     

    Massagens: 8 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou creme neutro.

     

    Compressa: 7 gotas por colher de sopa de álcool de cereais e 300ml de água.

     

    Uso tópico: 6 de gotas por colher de sopa de óleo vegetal.

     

    Para os cabelos: 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal, creme neutro, ou argila.

     

    Para o rosto: 1 gota por colher de café de óleo vegetal, creme neutro, gel ou argila.

     

    Não usar puro sobre a pele. Uso Externo.

     

    Os óleos essenciais são substâncias naturais e puras em altas concentrações, extraídas de plantas aromátias e podem ser utilizadas de diversas finalidades. O seu mal uso pode causar dermatites e intoxicação. Por isso é importante diluí-los e serem utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. Procure orientação de um aromaterapeuta.

     

    A Organização Mundial da Saúde OMS critica o uso dessas substâncias via oral, por esse motivo o melhor jeito de absorver as propriedades da substância, é usando como difusores e diluidores.

     

    Conservar em local seco, protegido do sol e de calor excessivo. Manter fora do alcance de crianças. Evitar área dos olhos. Em caso de sensibilidade, retire o produto com água corrente, suspenda o uso e procure orientação médica.

     

    A Botica Gaia Viva não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos.

bottom of page